terça-feira, 6 de maio de 2008

Do contra

Qual o significado da palavra "caxambau"? Não faço a mínima idéia. Acho que ela não tem um significado preciso, se é que tem algum. É uma daquelas que surgem do nada, pra definir alguma coisa que ninguém sabe o que é. Mas, se alguém tiver alguma resposta, ela será muito bem vinda.

Da minha parte, só sei que o Caxambau era um sujeito do contra, que morava lá na terra dos meus pais. Dores de Campos fica ali, do lado de Prados, entre São João Del Rei e Barbacena, aqui em Minas.

Falar que o cara era do contra é pouco. Ele era muito do contra. Contestava qualquer coisa e qualquer um, só pelo prazer de não concordar. Se o dia estava claro, ele apostava que ia chover. Se estivesse frio, lá estava ele em mangas de camisa. Se estivesse calor, sapecava por cima um paletó e um chapéu. Se falassem que era preto, ele diria que era branco. Se quisessem quente, era frio que ele entregava. Entre os udenistas ele era PSD. Entre os pessedistas, era UDN. Daí, dá para tirar uma idéia.

O sujeito era tão do contra que virou adjetivo. Lá em casa, quando eu era menino, e contestava só pelo prazer de não concordar, meu pai me chamava de Caxambau. Ou de Caxamba, num diminutivo carinhoso. Carinho lá à moda dele. Mas o privilégio não era só meu. O povo lá de Dores, até hoje, tem na ponta da língua a qualificação para quem vive discordando de tudo.

Hoje em dia somos forçados a concordar com tudo, sem discutir. Vivemos a assinar contratos com operadoras de telefonia, com planos de saúde, com consórcios e com o cassete a quatro sem ter a mínima oportunidade de discordar. O contrato já vem pronto. As cláusulas são inquestionáveis. Com uma educação forjada a cursos de (má) capacitação, os atendentes, vendedores, gerentes e outros escravos do sistema nos obrigam a concordar com tudo. Assim faz a imprensa, assim fazem os políticos, assim fazem os empregadores, os fabricantes de produtos, os fornecedores de serviços e todo o resto. Nós, cá de nossa parte, vivemos a dizer amém.

Esse blog (acho que o terceiro ou quarto que tento levar adiante) tem a proposta de contestar,pelo simples prazer de contestar. É uma homenagem ao Caxambau? Sim. Mais do que isso, também é uma homenagem aos meus pais que me apresentaram a história do tal Caxambau. Mais, muito mais, é uma homenagem a quem adora ser do contra, quem adora contestar.

3 comentários:

rodrigorms disse...

e ai velho , cê e´retardado mesmo , ficou do caralho o blog , vamos dar sequencia nesse ai . ptz e o caxambu , fala serio , lembro das viagens a dores de campos e com certeza da referencia que faziam dizendo que a gente era tudo do caxambu, e eu achando que era su de minas rsss, na verdade somos os verdadeiros patusqueiros de caxambu de dores de campos, e fazemos questão as vezes de sermos caxambu os do contra " rssss ce ta ligado que a galera na familia tem por certo um parentesco bem proximo do nosso amigo caxambu . no mais um abraço vlew , to rachando de rir aqui rsss

rodrigorms disse...

aproveitando o ensejo , vou me filiar a esse partdo ae , o pmf ( pouco me fudendo ) rssss, vamos fortalecer o partido , a ideia é boa , no mais , casal meu amigo e primo cordiano , m grande abraço pra ti my brother

rodrigorms disse...

so corrigindo ae galera , não é caxambu é CAXAMBAU